Vida em Abundância

Por Jon Mundy

Eu vim para que todos tenham vida

e a tenham com abundância.

João 10:10

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Não há vida fora do Céu.

Onde Deus criou a vida, lá ela tem que estar.

Em qualquer estado à parte do Céu, a vida é ilusão.

Na melhor das hipóteses, parece vida; na pior, parece morte.

No entanto, os dois são julgamentos sobre o que não é vida,

são iguais na sua falta de acuidade e de significado.

A vida fora do Céu é impossível

e o que não está no Céu não está em lugar nenhum.

Fora do Céu, existe apenas o conflito de ilusões

sem sentido, impossível e além de toda a razão,

mas apesar disso percebido

como uma eterna barreira para o Céu.

Ilusões não são senão formas. Seu conteúdo nunca é verdadeiro.

T-23.II.19: 1-9

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Meu amigo, Ed Spath, que deixou este mundo em janeiro de 2015, me contou uma história de como ele tinha salvado uma jovem de afogamento em um dia de verão, em uma praia, quando ele ainda era um jovem médico. Quando ele tirou a menina da água, ela estava sem vida. Segurando-a de cabeça para baixo para retirar a água do corpo dela, ele disse que de repente sentiu a vida retornando a seu corpo sem vida. Dictionary.com define "vida" como:

(1) a condição que distingue objetos orgânicos de objetos inorgânicos e

(2) O período de existência animada de um organismo individual.

Eis o Planeta dos Tardigrados

Se o seguinte soa como ficção científica, verifique a internet. Tardigrados (ou ursos d’água) são micro animais que habitam na água, tão pequenos que só podem ser vistos sob um microscópio. Eles têm oito pés, cada um com quatro a oito garras, e uma boca telescópica, com aparência ameaçadora e com dentes como garras que podem alcançar e pegar sua presa – coisas grandes como bactérias.

 

Esta terra poderia ser considerada o planeta dos tardigrados, já que eles estão aqui há cerca de 500 milhões de anos. Em uma linha do tempo histórica, nós, seres humanos, chegamos aqui apenas há alguns minutos atrás. Assim como as formigas, os tardigrados sobreviveram cada um dos cinco grandes períodos de extinção da vida na terra, e, assim como as formigas, existem muitos bilhões mais deles neste planeta do que seres humanos. Tardigrados podem resistir a temperaturas um pouco acima de zero até bem acima do ponto de ebulição da água; pressões seis vezes maiores do que as encontradas nas mais profundas fossas oceânicas; e radiação ionizante em doses centenas de vezes mais elevadas do que a dose letal para um ser humano; e eles podem viver no vácuo do espaço sideral. Eles podem viver por dez anos ou mais sem comida ou água.

A existência de tardigrados levanta questões sobre a definição de vida do dicionário como sendo um período de existência animada de um organismo. Talvez tenhamos que expandir nossa definição do dicionário para vida. Embora sejam animais, tardigrados podem existir tanto tempo em um estado dormente, que eles são quase mais como sementes. As sementes estão vivas, ou elas simplesmente têm o potencial para a vida? Talvez nós também ainda não estamos plenamente vivos. Talvez nós simplesmente temos o potencial para a Vida. Os relatos de experiências de quase-morte dizem-nos que há uma vida muito além do que chamamos "vida", que esta vida está realmente sendo sonhada.

~~~~~~~~~~~~~~~

Tens escolhido um sono no qual tens tido sonhos ruins,

mas esse sono não é real e Deus te chama para despertar.

T-6.IV.6: 3

~~~~~~~~~~~~~~~

O pensamento não pode ser feito carne

exceto pela crença, já que o pensamento não é físico.

No entanto, o pensamento é comunicação,

para a qual o corpo pode ser usado.

Esse é o único uso natural que lhe pode ser conferido.

Usar o corpo de maneira não-natural é perder de vista o propósito do Espírito Santo

e assim confundir a meta do Seu currículo.

T-8.VII.7: 4-7

~~~~~~~~~~~~~~~

A vida é Pensamento

E se a vida não for algo que requer a presença de carbono e oxigênio? Será que Deus respira oxigênio? Deus depende de alguma coisa? E se a vida não tiver nada a ver com o espaço e o tempo ou forma como a entendemos? Vida, mente e espírito são sinônimos e são incorpóreos - não-materiais. A vida é pensamento (LE-54.2: 3), e o pensamento não tem uma forma. De acordo com a cosmologia, a única coisa que poderia mover-se mais rápido que a velocidade da luz teria que ser algo que não tem massa. O que não tem massa? O pensamento não tem massa. A mente não tem massa. O amor não tem massa. O Espírito não tem massa.

~~~~~~~~~~~~~~~

O milagre da vida não tem idade,

tendo nascido no tempo, mas nutrido na eternidade.

T-19.IV.C.10: 6

~~~~~~~~~~~~~~~

Tudo é realizado através da vida

e a vida é da mente e está na mente.

O corpo nem vive nem morre,

porque não pode conter a ti, que és vida.

T-6.V.A.1: 3-4

~~~~~~~~~~~~~~~

Um corpo não é o que nos dá Vida. Um corpo tampouco morre, porque nenhum "corpo" vive. O corpo é uma ideia diminuta e insana que nunca deixou a sua fonte na mente. Enquanto a mente não pode atacar, ele pode fazer fantasias e dirigir o corpo para representá-las. A morte, se fosse possível, seria o rompimento final e completo de comunicação entre nós e Deus.

~~~~~~~~~~~~~~~

Aqueles que têm medo da morte não vêem quantas vezes e quão alto

a chamam e lhe pedem para vir salvá-los da comunicação.

Pois a morte é vista como segurança, o grande salvador escuro da luz da

verdade, a resposta à Resposta, o silenciador da Voz por Deus.

T -19.IV.C.7:1-2

~~~~~~~~~~~~~~~

O Ego e o Espírito Santo

O corpo é a casa escolhida pelo ego. O ego é dedicado à morte, sem saber que a Vida em Deus é a única Vida que existe. Não há Eternidade em qualquer corpo. As estrelas nascem e as estrelas morrem. Leva milhões ou até muitos bilhões de anos para que elas completem seu ciclo de vida/morte, mas todas as "coisas" morrem. Assim, não existe Eternidade em qualquer "coisa”.

No judaísmo, o Espírito Santo é chamado de Ruach (respiração) Hakodesh (Santo). A palavra "Espírito", a partir do spirare em latim, significa "sopro", "vento", "respiração" e "ar". Intimamente associada com vento e a respiração é a voz. O Espírito Santo é a "Voz", ou, se você preferir, o pensamento de Deus nos dirigindo silenciosamente muito especificamente, se estamos dispostos a seguir Sua direção.

Dois usos da Mente

Existem dois usos da palavra "mente" no Curso. A Mente com M maiúsculo ou a Mente de Deus é o equivalente a Espírito, Amor, Céu, Verdade, Eternidade e Liberdade. Esta é "a Mente" da qual somos todos parte - a Mente em que não existem partes separadas e graus. Nós só "pensamos" que podemos "pensar" um pensamento fora da Mente de Deus. Tentar pensar um pensamento fora da Mente de Deus leva ao sonho do mundo.

Mente com "m" minúsculo refere-se ao ego, o agente de escolha neste mundo de sonho de mudança de forma e separação. Todos nós temos mentes; somos livres para acreditar no que queremos. Nós podemos alinhar nossas mentes com a Mente com "M" maiúsculo e, portanto, com o Espírito Santo (a Voz por Deus em nossas mentes) ou com a mente com "m" minúsculo, o ego (também referido no Curso como mentalidade errada ou a mente insana). Mente – a Mente de Deus - é a base fundamental de toda a existência. Tudo está em e é da Mente de Deus.

~~~~~~~~~~~~~~~

O homem pode tentar nomear o amor,

derramando sobre ele todos os nomes em seu comando,

e, ainda assim, ele vai envolver-se em autoenganos intermináveis.

Se ele possui um grão de sabedoria, ele vai baixar suas armas

e nomear o desconhecido por mais desconhecido. . . pelo nome de Deus.

Dr. Carl Jung (1875-1961), psiquiatra suíço

~~~~~~~~~~~~~~~

 

A mente

Nós todos temos mentes. Os animais têm mentes. Mesmo as plantas têm um sentido interno. Embora ela não tenha olhos, uma videira sabe qual direção ela deve seguir a fim de alcançar um ramo. Em última instância, tudo é mente. Apenas a mente é real. Só a mente é capaz de iluminação. Só a mente pode "saber." Chegamos ao Céu através da revelação, através da lembrança ou através do re-conhecimento de que já estamos em Casa.

~~~~~~~~~~~~~~~

Mas buscai em primeiro lugar o reino de Deus,

e Sua justiça;

e todas as coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:33

~~~~~~~~~~~~~~~

A Mente tem o poder de escolher entre o Céu e a terra, entre o ego e o Espírito, entre o tempo e a Eternidade. Falar sobre o poder da Mente não significa usar o poder da Mente para conseguir as coisas do mundo. Se estamos seguindo o Plano de Deus para a Salvação, vamos encontrar o nosso caminho para Casa. Nós encontraremos nossa Casa mesmo se não a buscarmos ativamente. Na dura escola da vida, no entanto, a taxa de matrícula é bastante elevada, e é muito mais divertido viver uma vida guiada do que viver aquela movida pelo ego.

Como o gelo que se transforma em líquido, que se transforma em vapor, a mente que desperta se torna cada vez mais leve conforme derretemos de volta para o Espírito. O Espírito Santo está em nós em um sentido literal - na mente com a qual nós pensamos, atuando como "o elo de comunicação" entre nós e Deus. O Espírito Santo faz a ponte entre nossas mentes dormentes e a Mente Desperta de Deus. Ele nos lembra de nossa Verdadeira Identidade, que é parte de e não separada de Deus.

A mente é invisível - ela não tem forma. O Espírito é invisível - ele não tem forma. O Amor é invisível - ele não tem forma. Deus é invisível. Deus não tem forma. Referimo-nos a Deus e ao Espírito Santo como "ele" porque somos tão propensos a pensar em termos de forma, que é difícil pensar em Deus sem um corpo. Em algumas experiências de quase-morte, especialmente as de crianças, Deus é visto ou experimentado como um ser com aparência de avô, como foi no caso da experiência mística de Helen Schucman no metrô em Nova York. Deus é visto dessa forma, uma vez que é um primeiro ajustamento fácil que pode ser feito.

~~~~~~~~~~~~~~~

É o Espírito quem dá a vida; a carne em nada se aproveita.

João 6:63

~~~~~~~~~~~~~~~

Deus é a Vida

As últimas palavras do ator americano Richard Mansfield foram: "Deus é Amor". E sua esposa respondeu: "Deus é a Vida." Toda religião define Deus como Amor. Deus é também Mente e Vida. A Vida vem como um prefácio para (precede) o corpo. A vida não começa com o nascimento de um corpo; nem termina com a morte de um corpo. Se Deus é a Vida e Deus é Amor, então o Amor é Vida e Vida é Amor. Portanto, quanto mais vivo estivermos, mais no amor estamos, e quanto mais no amor nós estivermos, mais vivo nós estamos. Por isso é que temos Vida Eterna!

~~~~~~~~~~~~~~~

Não há nenhum questionamento que devas jamais colocar para ti mesmo, a não ser um:

“Quero conhecer a Vontade de meu Pai para mim?”

T-8.VI.8:1

~~~~~~~~~~~~~~~

Queremos realmente conhecer qual é a Vontade de Deus para nós? Queremos tanto saber que estamos dispostos a nos tornar a Vontade de Deus? É possível conhecer a Vontade de Deus. Jesus fez isso. Todos aqueles que chamamos de seres iluminados fizeram isso. Acho que Bill Thetford fez isso. Eu acho que Ken Wapnick fez isso, e qualquer um pode fazê-lo porque ela já é verdadeira. É possível conhecer e fazer a Vontade de Deus perfeitamente conforme removemos os bloqueios à consciência da presença do Amor. Comece com Amor e veja o que vem do Amor. Para saber deve-se fazer - para tornar real, para trazer à Vida.

Não há trabalho a fazer no Céu porque a criação é brincadeira.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Como a tua função no Céu é a criação,

assim a tua função na terra é a cura.

T-12.VII.4:7

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nossa função no Céu é a criação, isto é, a extensão do Amor. Esta é a função de Deus e de nós mesmos. A nossa função neste mundo é a cura. A cura é o milagre que ocorre quando aceitamos a responsabilidade e perdoamos a nós mesmos.

Não é necessário se livrar do corpo, a fim de conhecer a Eternidade. Isso vai acontecer em breve e em seu próprio tempo. Como o Céu está na Mente, tudo o que temos a fazer é despertar para a magnificência do que já é nosso. Vimos que palavras como "Deus", "Vida", "Céu", "Verdade" e "Amor" são sinônimos. Assim como a vida e a morte são incompatíveis e irreconciliáveis, Deus e o ego são incompatíveis e irreconciliáveis. Ou existe vida ou a morte existe. Deus é Vida e um oposto à Vida não pode existir. Da mesma forma, um oposto a Deus não existe; portanto, na realidade, nenhum ego existe. Egos existem apenas como fantasias e fantasias são sempre sem vida.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

A vida não tem opostos, pois é Deus.

Vida e morte parecem ser opostos

porque tu decidiste que a morte põe fim à vida.

Perdoa ao mundo e compreenderás que

tudo o que Deus criou não pode ter fim

e nada que Ele não tenha criado é real.

M-20.5:5-7

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Perdoar o mundo significa desistir de qualquer mágoa que tenhamos contra qualquer pessoa nesta terra. Lembre-se de que somos todos iguais. Se achamos que alguém tem maior ou menor valor do que nós mesmos, fechamos a porta para o Céu sobre nós mesmos. Com facilidade ainda maior, poderíamos abrir a porta. Aqueles que relatam experiências de quase-morte frequentemente contam que o que eles experimentam é verdadeiramente vida mais abundante. Dale Black, em seu livro Flight to Heaven (Voo para o Céu), escreve,

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Vibrante vida permeou tudo.

Todos estes "seres" não estavam apenas em torno de mim, eles estavam dentro de mim.

E foi maravilhoso, mais maravilhoso do que qualquer coisa

que eu tinha experimentado.

Eu me senti como se eu pertencesse àquele lugar. Eu não queria partir nunca.

Dale Black, Voo para o Céu.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A Missão - Viver a Vida sem Medo

Aqueles que voltam de experiências de quase-morte voltam porque eles sentem que têm uma missão a cumprir. O Céu é sempre descrito como tão maravilhoso que você simplesmente não quer sair. Quando a maioria das pessoas tem uma experiência de quase-morte, elas se entregam completamente e de bom grado. No caso de Anita Moorjani, ela disse que podia sentir seu pai e seu amigo Soni dizendo a ela: “Agora que você sabe a verdade sobre quem você realmente é, volte e viva a sua vida sem medo!” Eu li sobre uma outra experiência de quase-morte em que a essa pessoa também foi dito para voltar e viver sem medo! Eu estava assistindo a um show no Doomsday Preppers - pessoas que estão se preparando para o fim do mundo, estocando comida e munição, e percebi que era tudo sobre o medo. Era tudo sobre a preservação do corpo até ao ponto de matar outros organismos que possam querer um pouco do seu estoque de comida.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Desperta do tempo

e responde sem medo ao chamado Daquele

que te deu a eternidade na tua criação.

Desse lado da ponte que leva à intemporalidade, tu nada compreendes.

Mas conforme fores pisando levemente sobre ela, seguro pela intemporalidade,

és dirigido diretamente ao Coração de Deus.

No seu centro e somente lá, estás a salvo para sempre

porque estás completo para sempre.

Não há nenhum véu que o Amor de Deus em nós juntos não possa levantar.

O caminho para a verdade está aberto.

Segue-o comigo.

T-16.IV.13:5-11

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Conforme desistimos de viver do medo e vivemos a vida com valentia e confiança em cada encontro, aí não importa o que as exterioridades da vida são. Então, podemos viver plenamente e sem medo em face de tudo o que a vida coloca à nossa frente. Se você disser que não sabe o que deve fazer com a sua vida e eu vou dizer que você está em negação. Todo mundo sabe. O nosso trabalho é ser Amor e, nesse Amor, existe cura e plenitude e a lembrança da Eternidade

Não existe nada fora da Mente de Deus. Deus não é nem homem nem mulher. Deus é Um e não pode ser dividido. Nós podemos nos opor a Deus, mas não podemos deixar de ser Deus. Deus o conhece como seu Único Filho. Há então, apenas um Único Filho, uma Mente Inocente no Coração de Deus. A Eternidade transcende a fisicalidade. A palavra "discípulo" (sannyasin) em sânscrito significa "incolor ou transparente." Não há cristãos, muçulmanos, budistas, hindus, ou judeus no Céu. Todas as religiões são, na melhor das hipóteses, dispositivos de ferramentas de aprendizado que podem ajudar a nos levar para Casa.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Pois o que fizeste com que fosse invisível é a única verdade

e o que não ouviste é a única Resposta.

T-12.VIII.4: 4

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que tornamos invisível é o próprio Amor - a coisa mais linda de todas. A única verdade é o Amor. O Amor é invisível, embora possa ser demonstrado de várias formas. No fundo, conhecemos Deus, mas nós bloqueamos a consciência da presença de Deus. A mente é naturalmente abstrata. O ego é específico e concreto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O ego tem construído para ti uma casa depauperada que não te abriga,

porque não pode construir de outra forma.

Não tentes fazer com que essa casa empobrecida fique de pé.

A sua fraqueza é a tua força.

Só Deus poderia fazer uma casa digna das Suas criações,

que escolheram deixá-la vazia por desapropriarem a si mesmos.

Apesar disso, a Sua casa ficará de pé para sempre e está pronta para ti

quando escolheres entrar.

T-4.I.11:1-6

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O ego é nada disfarçado de algo. É a parte da mente que adora estar sozinha, embora ele também seja solitário. É uma tentativa da mente errada de perceber-nos como queremos ser, em vez de como nós somos. É um ser separado, "feito" como um substituto para o Ser que Deus criou. É uma parte da mente acredita que a existência é definida pela separação.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O desejo fundamental do ego é o de tomar o lugar de Deus.

De fato, o ego é a encarnação física desse desejo.

Pois é esse desejo que parece cercar a mente com um corpo, mantendo-a separada e

sozinha, incapaz de alcançar outras mentes a não ser através do corpo que foi feito para aprisioná-la.

LE-pI.72.2:1-3

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O ego é a crença da mente de que ela está completamente sozinha. É a "crença" de que é possível viver fora ou "livre" da Mente de Deus. O ego é entendido apenas quando é transcendido, momento em que ele se torna desnecessário.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Procuras permanência no impermanente,

o amor onde não há nenhum, a segurança em meio ao perigo,

e imortalidade dentro da escuridão do sonho da morte.

Quem poderia ter sucesso onde a contradição é o cenário da sua busca e o lugar aonde vem

para achar estabilidade?

LE-pI.131.1: 2-3

O ego nos implora para não ouvir o Espírito Santo, pois, se o fizermos, nós seremos aniquilados. Na verdade, o ego será aniquilado, mas então como você pode destruir uma fantasia? Tudo que podemos fazer é despertar de um sonho de morte, lembrar quem somos, e voltar para casa para Deus.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Eu não ataco o teu ego.

Trabalho com a tua mente superior,

o lar do Espírito Santo, quer tu estejas dormindo ou acordado

do mesmo modo que o teu ego faz com a tua mente inferior, que é a sua casa.

T-4.IV.11:1-2

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A Mente de Cristo

Você é o Cristo, o Ser, o Filho de Deus ou Filha de Deus, se você preferir. Deus não vê separação. Ele não vê diferença entre seus filhos. Aqui, as ideias dos cristãos tradicionais e as do Curso se divergem. No cristianismo tradicional, Jesus é o único Filho de Deus. Jesus no Curso diz:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 “Ninguém vem ao Pai senão por mim”

não significa que eu seja de qualquer modo separado ou diferente

de ti exceto no tempo, e o tempo realmente não existe.

A declaração é mais significativa em termos de um eixo vertical

do que horizontal.

Tu estás abaixo de mim e eu estou abaixo de Deus.

T-1.II.4:1-3

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Cristo é a Mente Universal de Deus em que todos somos Um. Somos todos o Cristo. Existe apenas Uma Mente, uma só Vontade, um só Cristo. A Mente de Cristo é inocente. Ela não pode condenar. Ela só pode abençoar. O Espírito Santo é a Mente de Cristo – consciente do Conhecimento, que está além da percepção. Não há nenhuma vontade além da Vontade de Deus, e a Mente de Cristo segue apenas a Vontade de Deus. Nós não podemos nos separar da Mente de Deus, e no fundo, todo mundo sabe que isso é verdade. Assim, Jesus nos pede para dizer a nós mesmos:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Porém, se esperas poupar-te do medo,

existem certas coisas que tens que perceber e reconhecer plenamente.

A mente é muito poderosa e nunca perde a sua força criativa.

Ela nunca dorme. A cada instante está criando.

T-2.VI.9:4-7

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Quando o teu corpo, o teu ego e os teus sonhos se forem,

saberás que durarás para sempre.

Talvez penses que isso se realize através da morte,

mas nada é realizável através da morte, porque a morte não é nada.

T-6.V.A.1:1-2

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~